WeCreativez WhatsApp Support
Fale com a LUCIANA via WhatsApp, ela está à sua disposição
de segunda a sexta, das 09hrs às 18hrs!
Aqui é a LUCIANA. Como posso te ajudar? 😉

É cada vez maior a busca por um estilo de vida com mais qualidade. E não é para menos: constantemente surgem novos estudos e pesquisas relacionadas a hábitos saudáveis e seus benefícios em curto e longo prazos, como felicidade e longevidade.

Assim, as pessoas estão se conscientizando de que realmente é possível viver melhor, com mais saúde, satisfação e disposição, ao substituir os maus hábitos por práticas melhores para o dia a dia. E, embora não sejamos capazes de modificar o percurso natural da vida e impedir o envelhecimento, podemos sim, a partir de pequenas mudanças, ter uma velhice com mais qualidade e disposição.

Você sabia que a adoção de hábitos de vida saudáveis ajuda a prevenir doenças sérias, como o câncer? No conteúdo de hoje, falaremos sobre como ter uma vida com mais qualidade e os benefícios que algumas práticas podem trazer para o seu dia a dia. Confira:

COMO TER UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL?

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), ter saúde é unir bem-estar físico, mental e social. Ou seja, isso vai muito além de que não estar doente. Para ser uma pessoa saudável, é preciso atingir um equilíbrio em todas essas áreas.

A junção de má alimentação, sedentarismo e o estresse do cotidiano contribui para o surgimento da maioria dos problemas de saúde da população. Hipertensão, diabetes, depressão, ansiedade e ataques cardíacos são alguns dos exemplos mais comuns provocados pelos maus hábitos da vida moderna.

No entanto, a adoção de um estilo de vida saudável pode prevenir a grande maioria dessas patologias. Incluir novos e bons hábitos é o primeiro passo para ficar longe de consultórios médicos e filas de hospitais.

A ciência comprova que alimentar-se melhor, dormir bem e fazer atividades físicas são costumes que garantem maior expectativa de vida e proporcionam uma rotina mais feliz.

QUAIS SÃO AS PRÁTICAS MAIS INDICADAS PARA PREVENIR DOENÇAS?

Confira alguns hábitos saudáveis que você pode adotar agora para ter mais qualidade no seu dia a dia:

ALIMENTE-SE CORRETAMENTE

Algumas doenças como infarto, derrames, obesidade, diabetes, hipertensão e até mesmo o câncer podem ser prevenidas apenas com a reeducação alimentar. Ao substituir gorduras saturadas, doces, carboidratos ruins e sal por legumes, frutas, verduras e outros alimentos naturais, você consegue ter mais qualidade de vida.

Acredite: sua saúde vai melhorar muito com a troca de refeições processadas por alimentos encontrados na natureza. Vários estudos já relacionaram sua participação na prevenção e cura de doenças. Por exemplo, uma pesquisa realizada na Universidade Park (EUA) concluiu que pessoas que consomem oleaginosas reduzem entre 25% a 39% os riscos de doenças no coração.

CUIDE DO SEU SONO

De acordo com a American Academy of Sleep, dormir bem é o segredo da longevidade. A pesquisa realizada com 2800 pessoas revelou que 46% dos participantes que relataram ter problemas de saúde também apresentavam má qualidade de sono.

Segundo especialistas, para ter uma vida mais saudável, a qualidade do sono é imprescindível. Procure ter pelo menos 7h30 de sono todos os dias.

PRATIQUE EXERCÍCIOS

Você pode afastar de vez a obesidade, hipertensão, doenças crônicas e cardíacas se começar a praticar atividades físicas agora mesmo. Uma simples caminhada já ajuda muito. De acordo com uma pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina da USP, uma hora de caminhada é o suficiente para reduzir a pressão arterial pela as próximas 24 horas.

E não é só o corpo que se beneficia, não! De acordo com um estudo norte-americano publicado pela revista Neuroscience, ao praticarmos exercícios produzimos uma substância que estimula o nascimento de novos neurônios, o que proporciona a melhoria das atividades cognitivas.

CUIDE DO SEU CORAÇÃO

Embora o estresse não seja considerado uma doença, ele é um fator alarmante no desenvolvimento de diversas doenças psicofisiológicas. Por isso, é importante manter a calma e não absorver os conflitos do cotidiano.

Uma pesquisa realizada pela Secretaria do Estado de São Paulo mostrou que o estresse pode desencadear ataques no coração. Dentre as 100 mil pessoas analisadas, 46% apresentavam índices de estresse e, consequentemente, problemas cardiovasculares.

APRENDA A RESPIRAR

Isso mesmo: a maioria das pessoas não sabe respirar corretamente. O hábito de inspirar e expirar parece algo automático, no entanto suas vantagens vão além de levar oxigênio ao nosso organismo. Como nunca prestamos atenção, acabamos perdendo tudo o que essa atividade pode proporcionar à nossa vida.

Existem vários exercícios meditativos que ensinam como respirar melhor e ter mais equilíbrio, energia e bem-estar. Por meio das práticas de respiração é possível combater os desgastes mentais e físicos, espantar o estresse, ansiedade e até mesmo a insônia.

APAGUE O CIGARRO

O tabagismo é responsável por doenças sérias às relacionadas ao coração e câncer de pulmão, boca. Só no Brasil, o índice de mortes decorrentes do cigarro chega a 200 mil por ano.

E a nicotina não é prejudicial somente ao fumante, mas afeta a todos aqueles que estão ao redor. A University College London descobriu que quem está exposto à fumaça de cigarro tende a aumentar em 50% os riscos de problemas psicológicos.

Outro estudo realizado no Canadá concluiu que fumantes passivos (nome dado às pessoas que não fumam, mas são expostas à fumaça do cigarro) têm 40% mais chances de ter sinusite crônica.

CULTIVE BONS RELACIONAMENTOS

Você sabia que perder o apoio social pode ser mais fatal que obesidade, sedentarismo e até mesmo o cigarro? Por isso, é muito importante que você cultive bons relacionamentos, tenha um ciclo social saudável e esteja sempre perto das pessoas que ama.

Um estudo realizado pela Universidade Brighan Young (EUA) revelou que pessoas que têm amigos, vizinhos e relacionamentos afetivos podem viver até 50% mais que as isoladas.

Como você pode perceber, ter uma vida mais saudável é uma escolha! Opte agora mesmo por ter mais qualidade de vida para prevenir doenças, ter mais disposição, felicidade e equilíbrio no seu dia a dia. Para começar, é só seguir as orientações que deixamos neste post!

Curtiu nossas dicas? Então, você também vai gostar desta: participe do clube de vantagens Runway e tenha descontos em vários serviços!

Fonte: Runway

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *