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Muitas vezes, por mais que uma pessoa se empenhe em manter o seu peso ideal, seja por meio de dietas, atividades físicas ou os dois combinados, a balança acaba não colaborando e revela o ganho de alguns quilinhos indesejáveis.

Esse “engordar” é o acúmulo energético em certas regiões do corpo, devido ao estoque de carboidratos e gorduras. Isso se deve em grande parte à aquisição de mais calorias do que o organismo precisa, através da alimentação.

No entanto, é bom lembrar que nem tudo é simples quanto parece. Afinal, existem outros fatores que influenciam no ganho de peso e eles estão relacionados a hábitos que temos no nosso dia a dia e que muitas vezes passam despercebidos.

Confira com a gente 7 hábitos que engordam e saiba, de maneira saudável, como manter seu peso ideal e seu metabolismo devidamente equilibrado!

1. SEDENTARISMO

Tão presente na vida das pessoas, o sedentarismo é um verdadeiro inimigo para a nossa saúde. Infelizmente, a tendência é que esse hábito ruim se torne cada vez mais frequente entre as gerações, visto que o avanço tecnológico, ao mesmo tempo que é extremamente útil e dispõe-nos de muitas facilidades, acaba nos trazendo alguns prejuízos.

Por exemplo, são inúmeras as pessoas que trocam uma caminhada pela rapidez que o carro proporciona ao fazer um trajeto curto até um mercado próximo. Esse vício impede que o corpo faça exercícios e queime calorias, algo que é essencial para o funcionamento do metabolismo. Assim, há um acúmulo de energia desnecessária em forma de gordura.

2. DORMIR MAL

Diversos estudos comprovam que o hábito de dormir mal é ruim para o organismo em muitos sentidos. No entanto, recentemente, pesquisas também avaliaram as consequências de uma noite mal dormida no aumento do peso corporal.

Quando acordamos várias vezes pela madrugada ou quando não mantemos uma rotina de descanso, nosso corpo acaba ficando desequilibrado. Afinal, funcionamos como um verdadeiro relógio e, dessa forma, o organismo acaba perdendo a noção dos horários que devemos nos alimentar e em quais proporções. Assim, além de pularmos refeições cruciais, como o café da manhã, acabamos comendo mais do que deveríamos de uma só vez.

3. COMER DISTRAÍDO

Comer distraído também é outro costume que nos leva a engordar. Isso porque, quando comemos prestando atenção a outras atividades, seja ao assistir televisão, jogar vídeo-game ou mexer no celular, acabamos perdendo a noção do quanto comemos e enganamos o organismo quanto à sensação de saciedade.

Para se ter uma ideia geral, pesquisas afirmam que ingerimos quase 50% a mais do que deveríamos por refeição quando estamos comendo distraídos, o que indica o potencial que esse mal hábito possui na nossa saúde.

4. COMER ANTES DE DORMIR

Quem nunca tomou um leite quentinho com bolachas doces antes de pegar no sono, não é mesmo? Pois saiba que, para quem deseja manter o peso ideal ou emagrecer, essa é uma prática totalmente inadequada.

Ao comer antes de dormir não damos tempo suficiente para que a digestão se concretize de forma natural. Então, o organismo acelera o processo e o alimento acaba não sendo aproveitado, e sim estocado em forma de reserva, o que aumenta a massa corporal.

5. ESTRESSE E ANSIEDADE

Estresse, junto com o sedentarismo, infelizmente, é outro problema que enfrentamos no nosso cotidiano. O excesso de compromissos e responsabilidades, associados à pressão e à cobrança acabam por deixar nosso corpo em estado de alerta, o famoso estresse. Esse estado não é saudável, pois, entre outras consequências negativas, acaba liberando um hormônio chamado cortisol, atuante no acúmulo de gorduras pelo corpo.

A ansiedade é outro fator extremamente comum e que está diretamente relacionado ao estresse. Muitas pessoas, como forma de tentar abafar essa sensação, acabam descontando na alimentação, beliscando comidas que não são saudáveis e comendo exageradamente.

6. BEBER POUCA ÁGUA

Além de hidratar o corpo, a água é essencial para o equilíbrio do nosso organismo. Afinal, quando bebemos água, consequentemente há eliminação de toxinas e de líquidos retidos.

As toxinas são adquiridas principalmente quando nossa dieta está incorreta, ou seja, resumida a frituras, doces e muita carne vermelha, o que sobrecarrega o fígado e acumula gordura corporal.

Além disso, a retenção de líquidos acontece quando colocamos muito sal na comida. Os reflexos são percebidos quando nossa pressão arterial fica muito alta e quando ficamos inchados em partes do corpo, como as pernas. Esse inchaço também é atuante no ganho de peso.

Bebendo no mínimo 2 litros de água por dia é possível evitar problemas que podem afetar nosso organismo e manter o peso corporal equilibrado.

7. COMER DEPRESSA

Seja pela pressa do dia a dia ou então por um vício que adquirimos, comer depressa é muito comum entre as pessoas e é também uma das causas quando o assunto é ganho de peso indesejável.

Quando comemos rápido, o alimento não é mastigado o suficiente, o que prejudica a digestão. Além disso, esse hábito não proporciona a sensação de saciedade e mais comida é ingerida, o que gera um acúmulo de energia em grande quantidades.

O ideal é levarmos cerca de 20 minutos para comer, mastigando bem entre cada deglutição e não se distraindo com outras atividades.

COMO MANTER O PESO IDEAL DE FORMA SAUDÁVEL

Da mesma forma que existem hábitos que podem aumentar excessivamente nossa massa corporal, existem outros que, por outro lado, acabam por ajudar na diminuição de peso ou na manutenção da massa corporal de forma equilibrada.

A prática de atividades físicas é uma das recomendações para esse caso, pois além de melhorar o condicionamento físico, acaba queimando as calorias excedentes e diminui o estresse e a ansiedade. Associada a uma melhoria física, está uma dieta equilibrada. Procure comer mais verduras, alimentos cozidos ou assados em vez de fritos, e opte por frutas e alimentos integrais sempre que puder.

Por fim, atente-se aos horários em que for comer e alimente-se com moderação e controle, não se distraindo e não comendo mais do que o devido.

Os hábitos que engordam estão presentes nas vidas de todas as pessoas, mas, felizmente, eles podem ser facilmente solucionados e substituídos por hábitos saudáveis. Por fim, atente-se aos horários em que for comer e alimente-se com moderação e controle.

Em caso de problemas mais específicos quanto ao ganho de peso, não hesite em consultar um nutricionista ou seu médico de confiança!

Já colocou nossas dicas em prática no seu dia a dia? Conte-nos suas experiências nos comentários abaixo, ela é muito importante para nós!

Fonte: Runway

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