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Para ter um corpo saudável é preciso fazer certos sacrifícios alimentares, além — é claro — de inserir atividades físicas na rotina. Entretanto, manter a linha nem sempre é tão fácil quanto parece. Pelo contrário, tem certos dias que a vontade é de mandar tudo para o alto e enfiar o pé na jaca, não é mesmo? Quem nunca deu aquela escorregada na dieta no fim de semana?

Para piorar, a família não colabora. Afinal, quem é que consegue resistir às deliciosas tentações dos almoços de domingo? Com inúmeros pratos saborosos, fica difícil escolher qual se deve degustar primeiro.

Identificou-se com esse cenário? Então, está na hora de rever alguns conceitos, pois é possível, sim, ter uma alimentação saudável, sem se colocar à prova a todo instante, ou seja, sem mudar radicalmente.

Para ajudá-la com esse processo, mostramos como superar um dos principais desafios de quem busca por uma vida mais equilibrada, que é manter a dieta no fim de semana. Confira as dicas abaixo e tire de letra essa situação.

TENHA CONSCIÊNCIA DOS SEUS HÁBITOS

O primeiro passo para conseguir manter a balança a seu favor é se conscientizar sobre os seus hábitos. Saiba de antemão que dois dias (sábado e domingo) são capazes de colocar por água abaixo todo o seu esforço durante a semana. Isto é, tudo que você perdeu de segunda a sexta-feira voltará na íntegra no final de semana. Se não acredita, basta se pesar para tirar a prova dos noves.

Então, antes de fazer uma refeição pesada e altamente calórica, lembre-se de tudo o que foi feito no decorrer dos dias; o quanto você precisou se dedicar. A partir daí, faça o questionamento: vale a pena sacrificar todo o meu esforço por um momento passageiro de satisfação?

FAÇA TROCAS INTELIGENTES

Ir para barzinhos com os amigos ou familiares é a fórmula certa para sair do regime, certo? Errado! Tudo depende do seu posicionamento. Não há dúvidas que, se você abusar das bebidas alcoólicas e dos petiscos, o seu regime ficará comprometido.

Entretanto, quem disse que não é possível manter a dieta à risca nas saídas? Basta fazer trocas inteligentes. Em vez de pedir uma porção de batatas com queijo e bacon, solicite um sanduíche natural, que será muito mais saudável e ajudará você a seguir firme no seu propósito.

Em relação às bebidas, substitua os drinks por sucos naturais. Caso esteja com vontade de tomar destilados ou aquela cerveja geladinha, tente mesclá-los com um copo de água. Mesmo assim, tenha atenção em relação a quantidade de bebida alcoólica ingerida, ok?

Importante destacar, nesse aspecto, que beber de estômago cheio é menos prejudicial, pois não deixará as funções do organismo tão comprometidas.

MANTENHA A ROTINA

Não é porque é final de semana que você pode sair totalmente do seu cronograma. Em outras palavras: você precisa acordar mais cedo para tomar o café da manhã e seguir com as demais refeições nos horários corretos.

Além do mais, faça o possível para se exercitar. Se estiver com desânimo para ir à academia, busque por outras atividades coletivas, que vão movimentar o corpo e ainda proporcionar um momento de descontração com os amigos.

Vôlei, peteca, handebol ou até mesmo uma caminhada, são várias as opções. O importante é não ficar parada e praticar algum exercício físico — de preferência um que a deixa motivada para continuar a dieta.

APOSTE EM ALIMENTOS TERMOGÊNICOS

Existem alimentos que são capazes de acelerar o metabolismo, contribuindo com a queima de gordura. Eles são conhecidos como termogênicos.

E enganam-se aqueles que acreditam que tais alimentos não são saborosos. Na verdade, muitos deles proporcionam um gostinho especial à comida, como a canela, a pimenta e o gengibre.

Acha que é só? Ainda tem mais: o curry e o cardamomo também estão nessa seleta lista. Ao apostar nesses temperos, você não só terá uma refeição saborosa, como também terá uma ajudinha na dieta.

Mas cuidado nesse momento. O ideal é utilizar apenas uma colher de café. Tenha em mente que o exagero, em qualquer situação, não é recomendado.

ESCOLHA BEM AS SUAS COMPANHIAS

É natural querer realizar um passeio aos finais de semanas, seja para ir ao cinema, seja para realizar uma refeição fora de casa. Afinal, a sua rotina é bem turbulenta e todos merecem o devido momento de lazer.

É aí que entra a importância das companhias. Estar acompanhada de pessoas que estão com o mesmo objetivo ajudará você a seguir a dieta. Em vez de chamá-la para um rodízio, por exemplo, elas vão convidá-la para um restaurante que possui a melhor salada da cidade.

Perceba, nesse contexto, como é valioso cercar-se de pessoas que também estão em um regime alimentar. Assim, você sempre terá um suporte e não cairá na tentação de realizar programas gastronômicos que vão tirar o seu foco.

ANALISE O QUE VAI SERVIR

Nada de chegar à mesa e servir tudo aquilo de que gosta. Pare por um instante e verifique quais são as opções disponíveis. Depois, analise quais são as combinações mais adequadas, montando um prato equilibrado. Por exemplo, não coloque dois tipos de carboidratos na mesma refeição.

Essa dica é válida tanto para os almoços de sábado e domingo em família, em que existe muita variedade de pratos, quanto para as refeições realizadas em restaurantes com sistema self service.

Outra dica de ouro é apostar nas saladas e nas opções mais saudáveis, que têm menos calorias e são mais nutritivas. Sirva-as como entrada. Depois, pegue um novo prato para a refeição principal. Ao adotar essa atitude, existe grande chance de você reduzir na quantidade do segundo prato — uma vez que a entrada provavelmente já vai ter saciado a sua fome.

Fato é que para conseguir manter a dieta no fim de semana é preciso ter comprometimento e força de vontade. Acima de tudo, você deve ter em mente que, para alcançar a meta estipulada, é fundamental traçar um planejamento e levá-lo a sério, fazendo as devidas concessões quando necessário.

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Fonte: Runway

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