WeCreativez WhatsApp Support
Fale com a LUCIANA via WhatsApp, ela está à sua disposição
de segunda a sexta, das 09hrs às 18hrs!
Aqui é a LUCIANA. Como posso te ajudar? 😉

Hoje em dia, devido ao boom da cultura fitness, é normal encontrar cada vez mais pessoas focadas em obter um corpo bonito e estar com a saúde em perfeito estado. Dessa maneira, um dos principais requisitos para quem deseja atingir esse objetivo é manter uma alimentação saudável e equilibrada.

Mas, como comer bem e de forma saudável sem precisar mudar radicalmente os nossos hábitos alimentares? Essa pergunta é comum e costuma deixar as pessoas preocupadas, já que muitos acreditam que, para se alimentar corretamente, é necessário ser radical e cortar de vez vários dos nossos alimentos preferidos.

Para ajudá-la, preparamos uma lista de dicas para que você possa comer bem e, ao mesmo tempo, manter uma alimentação equilibrada. E o melhor de tudo: sem precisar sair cortando da sua dieta todos os alimentos que você sempre comeu! Confira:

1. FAÇA TROCAS DE ALIMENTOS INTELIGENTES

Ter bons hábitos alimentares definitivamente não significa parar de comer, mas aprender a fazer trocas de comidas gordurosas ou com alta quantidade de calorias por alimentos saudáveis. Veja algumas opções de substituições:

  • troque o pão branco, bolachas, macarrão e até mesmo o arroz por suas versões integrais e acrescente cereais à sua alimentação;
  • evite comer queijos calóricos e mortadela: substitua-os por ricota e peito de peru defumado;
  • dê preferência a carnes grelhadas e menos gordurosas e/ou filé de peixe.

2. NÃO PULE REFEIÇÕES

Outra dica extremamente importante é nunca pular refeições. O café da manhã, o almoço e o jantar devem proporcionar uma alimentação balanceada e com todas as vitaminas que o seu corpo necessita. Além disso, essas refeições lhe darão saciedade por mais tempo, o que é de extrema importância quando se trata de seguir uma dieta saudável. Caso você pule uma dessas refeições, consequentemente vai ingerir mais alimentos na próxima.

A maioria dos nutricionistas indica aos seus pacientes que comam de três em três horas, e afirmam que acrescentar uma fruta ou água de coco no intervalo das grandes refeições é ideal para se manter um corpo saudável.

3. CONSUMA O QUE GOSTA, MAS SEM EXAGEROS

Muitas pessoas possuem dúvidas de como ter um corpo saudável se gostam de comer coxinhas, pastéis, chocolates e lanches! Pode ser que você faça parte desse público. Se sim, não se assuste: não é necessário retirar completamente esses alimentos da sua alimentação. Basta diminuir o consumo exagerado de frituras e evitar as massas brancas. Opte por comê-las em menor quantidade e, se possível escolha versões assadas e integrais.

Quanto ao chocolate, você deverá se conter. Uma dica é comer o doce sempre em quantidades pequenas, ou simplesmente optar pelo chocolate amarga, que é mais saudável.

4. REDUZA O CONSUMO DE FAST FOODS

Atualmente, é comum passarmos a maior parte do tempo na correria incansável do trabalho, estudos e dedicação aos filhos e cônjuges. Assim, consequentemente, acabamos ingerindo os famosos lanches fast food, uma vez que são opções práticas e rápidas de se alimentar em casa ou na rua. No entanto, esses alimentos definitivamente não fazem bem ao corpo, visto que possuem alto teor de açúcar, gordura e conservantes.

Por esse motivo, procure substituir esses alimentos por versões mais saudáveis. Troque, por exemplo, sanduíches de carrinhos de lanches por sanduíches naturais. Dessa maneira, além de evitar o aumento de peso, você ainda estará se alimentando adequadamente e evitando problemas de saúde como o colesterol alto.

5. PREFIRA COMER ALIMENTOS PREPARADOS EM CASA

Estudos comprovam que comer constantemente fora de casa contribui para o aumento de peso, pressão alta, diabetes e colesterol alto. Por isso, dê preferência aos alimentos caseiros, preparados por você ou por sua família. Assim, você saberá como foi feito o preparo da refeição e acabará não não ingerindo comidas com excesso de sódio.

Se você não tiver tempo de sobra para cozinhar todos os dias, que tal separar, semanalmente, um dia para planejar e preparar os alimentos para os dias seguintes? Divida a comida em porções a serem consumidas durante a semana e congele-as, se necessário.

6. BEBA MAIS ÁGUA

É necessário ingerir uma média de 2 litros de água por dia. Afinal, o nosso organismo é, em maior parte, composto de líquidos, mais do que de massa muscular. Entretanto, é muito comum não conseguir atingir essa meta. Uma dica interessante é levar sempre uma garrafinha de água junto com você. Assim, você acabará criando o hábito de ingerir mais água no decorrer do dia.

7. MASTIGUE BEM OS ALIMENTOS

O ato de mastigar bem os alimentos, além de fazer bem ao seu estômago, serve para ajudar a diminuir o peso corporal. Isso acontece devido ao fato de que comendo lentamente, você perceberá com mais facilidade quando está satisfeito. Evitando, assim, a ingestão de mais quantidade de alimento do que realmente se necessita.

8. USE PRATOS MENORES

Uma dica muito interessante para aqueles que desejam comer bem sem ter que mudar radicalmente a alimentação é colocar a comida em pratos menores. Dessa forma, você poderá continuar a encher o seu prato no horário das principais refeições e nem se dará conta de que está ingerindo menores quantidades de alimentos.

9. TROQUE O DOCE POR UM PEDAÇO DE FRUTA

No momento em que você sentir vontade de comer um belo pedaço de bolo, uma bala ou um chocolate, tente comer um pedaço de fruta doce. Além da troca lhe proporcionar mais saúde, você acabará também emagrecendo.

10. SUBSTITUA O REFRIGERANTE POR SUCO DE FRUTA

O refrigerante é uma verdadeira tentação para aqueles que gostam de bebidas que oferecem maior sensação de frescor. No entanto, saiba que esse tipo de bebida possui uma enorme quantidade de açúcar. Por essa razão, troque-a por um bom copo de suco natural, pois a fruta por si só já é adocicada.

O ideal é não ingerir bebidas junto das refeições e optar pela fruta ao suco, portanto vá aos poucos mudando seus hábitos com o objetivo de melhorar sempre!

11. PRATIQUE EXERCÍCIOS FÍSICOS

Se você deseja continuar comendo bem e mantendo a saúde ao longo do tempo, outra ótima opção é praticar exercícios físicos regularmente. Caso você não tenha tempo para ir a uma academia, faça caminhadas ou procure fazer abdominais, flexões e outras atividades que podem ser praticadas no conforto de seu lar.

Agora que você já sabe como comer bem sem cortar da sua dieta todos os alimentos que você gosta, que tal colocar as dicas em prática? Dessa maneira, você certamente alcançará os resultados que deseja, além perder peso sem prejudicar a sua saúde.

Gostou do post? Para estar sempre por dentro de conteúdos como esse, não se esqueça de nos seguir nas redes sociais: estamos no Facebook, Instagram e YouTube!

Fonte: Runway

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *